A Ouro sobre Azul terminou o ano de 2016 devendo uma satisfação aos amigos e leitores do blog De tudo um pouco: ficamos de voltar à publicação dos textos semanais em torno do mês de março e isso acabou não acontecendo.
Foram duas as causas.
A primeira decorreu do envolvimento mais intenso com Dona Josefa, o novo romance, que está ocupando todo e qualquer tempo livre de que eu possa dispor, na tentativa de terminá-lo ainda este ano quando, aí sim, De tudo um pouco será retomado na frequência habitual.
A segunda causa vem das dificuldades do país – paralisado em tantos campos, como o da edição e venda de livros –, vítima de um desacerto ético que parece não ter limite nem fim. Sobreviver a essa situação passa a ser o grande desafio no plano emocional e no plano dos aspectos práticos que definem o cotidiano de todos nós.
Nesse quadro a Ouro sobre Azul tenta se manter de pé, buscando medidas que possam leva-la a contornar uma situação difícil.
Uma dessas medidas está sendo vencer a dependência das livrarias como meio para que os livros cheguem ao leitor. Nessa linha, lembramos nossa condição de distribuidores, adotada desde o princípio de uma atividade editorial que já alcança mais de 14 anos. Esse foi sempre um dado fundamental da forma de atuar da empresa, assegurando o controle da operação e a autonomia tanto da porta para dentro, no âmbito editorial, quanto da porta para fora, na relação com o mercado.
Nesse rumo, definimos como objetivo de ação a qualidade, reafirmando a postura independente que marca as escolhas dos títulos, dos autores e o aspecto gráfico das edições Ouro sobre Azul, bem como as estratégias de penetração e permanência no mercado, vindas de convicções próprias que não se afinam com as tendências dominantes.
Sendo assim, há tempos estamos tentando simplificar as relações comerciais com nossos leitores, oferecendo a eles o canal da compra direta, descrito no site www.ourosobreazul.com.br, na área da tela que expõe a atividade editorial da empresa. Como algumas grandes cadeias internacionais que se fizeram basicamente a partir de iniciativa idêntica – o contato direto com o comprador –, nossa editora possui os recursos necessários para atender aos leitores usando a mesma estratégia, os mesmos canais para remessa dos produtos e a mesma política de preços segundo a qual o envio não sobrecarrega o custo final.
Portanto, se a livraria, no momento, não está atendendo da forma eficiente como sempre fez, dificultando, até, o acesso do leitor aos livros que procura e de que precisa, estamos a postos, preparados para fazer chegar a ele qualquer de nossos títulos em catálogo, de maneira eficiente, sem custos injustificados.
Aproveitamos para comunicar estarmos em processo de definição de uma parceria com a Editora da Universidade de São Paulo, a EDUSP, com a qual acertamos a realização, da co-edição de – Conversa cortada –, correspondência inédita em nosso país, mantida de 1960 a 1983 entre Antonio Candido e o crítico uruguaio Angel Rama; a 12a. edição de Os parceiros do Rio Bonito, também de Antonio Candido, e a 5a. edição de Desclassificados do ouro, um clássico entre os estudos históricos sobre o século XVIII em Minas Gerais, de Laura de Mello e Souza, já devidamente trabalhados em todas as etapas editoriais e prontos para a impressão.
Terminamos comunicando, ainda, que, no mesmo estágio está Na sala de aula, de Antonio Candido, livro composto por seis ensaios críticos de poemas – cada um dirigido a um período literário específico, da arcádia mineira ao modernismo – título único no Brasil em seu gênero, bons anos fora do mercado por razões alheias à vontade do autor. Que demonstrou grande alegria quando informado, pela Ouro sobre Azul, de que os problemas impedindo a volta à circulação do livro haviam sido resolvidos depois de longo entendimento com os herdeiros de um dos poetas analisados.
Me despeço agradecendo a todos pelo interesse com que acompanham nossos lançamentos e pela fidelidade com que acolheram nosso blog, durante o correr de 2016.
Até breve e os melhores votos para esse segundo semestre que se inicia / Ana Luisa Escorel
Ouro sobre Azul | contato@ourosobreazul.com.br | T [55] 21 2286 4874
Rua Benjamim Batista, 153/102 | 22461-120 | Jardim Botânico | Rio de Janeiro - RJ
© Ouro sobre Azul. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Ouro sobre Azul Design
Resistir é uma qualidade valiosa. E persistir com a qualidade que caracteriza seu trabalho, é uma inspiração. Beijos
” A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” . Já dizia G.Rosa.
Admiro a sua bravura! E vamos em frente! Parabéns pelos 14 anos. Boa essa ideia de parceria com a Eduff. Bjs
Ana Luisa, que boa notícia essa do novo romance e de outros livros que estão sendo preparados pela Ouro sobre Azul. É bom saber que a editora segue adiante. Espero que você tenha recebido minha mensagem de condolências quando do falecimento de seu pai. Que grande perda! Um beijo e o afeto da
Heloisa
ANA,primeiro e embora tardio, quero aqui lhe enviar os meus sentimentos pelo falecimento do seu pai em maio passado. Parabéns pela iniciativa e pelo retorno,desejo sucesso.bjs
Alvíssaras pelas novidades! E que herdeiros de tesouros imateriais percebam que eles são do mundo cultural, não de uma conta bancária.
Que bons ventos soprem do seu lado, Ana, nesse período tenebroso em que vivemos. Desanimar e desisitir é dar armas ao inimigo. E que alegria saber dessas reedições de Antonio Candido! O Brasil inteligente e construtivo, não pode se render nunca. Beijos e sucesso!
Fico daqui torcendo para ver todos estes titulos editados Interessa-me particularmente a 5a edicao do Desclassificados do Ouro. Parabens pela persistensia Ana Luiza Escorel.
Ouro sobre Azul vai vencer a adversidade. Fico daqui torcendo para ver todos estes titulos editados Interessa-me particularmente a 5a edicao do Desclassificados do Ouro. Parabens pela persistensia Ana Luiza Escorel.
Em meio a tantas mazelas, é alentador testemunhar iniciativas como esta. Todos temos um compromisso com a cultura. Vivam os livros, viva a Ouro sobre Azul!
Fico muito feliz com as notícias e aguardando os próximos lançamentos, especialmente o de Angel Rama; os demais, eu os tenho em edições anteriores. Sucesso e tudo de bom para você, sempre.
Muito bom ver a Ouro sobre Azul driblando, com a competência de sempre, tempos tão soturnos! Que esses e outros projetos venham logo nos trazer algum alento.
Gostei muito de suas reflexões sobre as dificuldades de fazer os livros chegarem aos leitores via livrarias. O caminho da Ouro sobre Azul para tentar superá-las é similar ao da Eduff.
Ana Luisa, parabéns pelos 14 anos de existência! É uma resistência sobreviver como editora independente, com toda a qualidade que vocês vem mantendo. Torço muito para que continue dando certo, essa parceria deve ajudar. Boa sorte!
Desejo que esses projetos se confirmem em vista da importância e do significado desses estudos para a inteligência nacional.
Aguardamos pacientemente a soluçao para o grande problema. Pena que cada um nao se ocupe e resolva o que lhe compete. Grande abraço.
Parabéns pela iniciativa! Sucesso!
Parabéns pela volta!
Bjs.
S.
Sucesso na sua nova empreitada.