Sobre

A Ouro sobre Azul se lançou em 2000 com a publicação dos livros Um outro olhar, de Luiz de Castro Faria e Um Funcionário da monarquia, estudo sobre segundo escalão de Antonio Candido. Num primeiro momento dedicada à edição de livros ilustrados, a partir de 2004 ampliou o horizonte com a reedição da obra de Antonio Candido – naquele momento dispersa e com muitos dos títulos fora de catálogo – num trabalho minuciosos de revisão e reordenação do texto feito, livro a livro, pelo próprio autor.

Seguindo o propósito de trazer a público textos de qualidade que esclareçam e informem acerca dos traços dominantes de nossa cultura, sem se importar muito nem com a época nem com a origem nacional de quem os tenha escrito, a Ouro sobre Azul segue fiel ao interesse pelos Estudos Literários, pelas Ciências Humanas e pela Literatura Epistolar, grupos aos quais acrescentou uma via nova, aberta à ficção de autores brasileiros, clássicos e contemporâneos. 

O setor de design da Ouro sobre Azul além de ser responsável pela feição gráfica de todos os livros publicados pela empresa, tem como especialidades, além do design editorial, sistemas de sinalização e identidade visual, atendendo a projetos que exigem imaginação e rigor técnico, na cadeia que vai da conceituação ao controle de qualidade do produto fabricado. 

Fotógrafos, ilustradores, escritores, arquitetos, jornalistas, pesquisadores, revisores e gráficos de reconhecida competência se integram periodicamente à nossa equipe, associando-se com suas habilidades à excelência perseguida pela Ouro sobre Azul Design em todas as etapas do processo de trabalho.

Noutra frente e sem, de forma nenhuma, dispensar a presença fundamental da livraria na cadeia que vai do livro ao leitor,  reafirmando a condição de distribuidores de nosso próprios livros, lembramos a todos esse dado que nos permitiu ter controle sobre a operação do setor editorial da empresa, desde o primeiro momento. Definindo a postura independente que marca nossas publicações e o tratamento gráfico das edições Ouro sobre Azul, bem como as estratégias de penetração e permanência no mercado, vindas de convicções próprias que não se afinam muito com as tendências dominantes. Tentando simplificar as relações comerciais com nossos leitores, oferecemos a eles o canal da compra direta de nossos produtos, descrito neste site. Como grandes cadeias internacionais que se consolidaram basicamente a partir de iniciativa idêntica – a relação direta com o comprador –, nosso setor editorial possui os recursos  necessários para atender aos leitores usando a mesma estratégia, os mesmos canais para remessa dos produtos e a mesma política de preços segundo a qual o envio não sobrecarrega o custo final.

Esse site dá acesso a trabalhos de Ana Luisa Escorel anteriores à formação da Ouro sobre Azul Design, relativos aos períodos em que integrou as equipes de projeto do A3 Programação Visual e do 19 Design.

Ana Luisa Escorel, diretora chefe da Ouro sobre Azul, é bacharel pela ESDI Escola Superior de Desenho Industrial, do Rio de Janeiro e se iniciou profissionalmente em 1968 integrando a juvenilíssima equipe de designers do escritório de Aloisio Magalhães, onde ficou até meados de 1970. A partir daí passou 10 anos atuando como designer freelancer tendo o setor cultural como o principal campo de ação.

Em 1980 fundou o A3 Programação Visual e Desenho de Produto, com Evelyn Grumach e Heloisa Faria e, em 1996, o 19 Design com Heloisa Faria. No ano de 2004 partiu para mais uma mudança na composição do ambiente de trabalho reunindo numa única estrutura empresa de design e editora, quando criou a Ouro sobre Azul.

Passou por uma breve experiência didática  de 3 meses, em 1970,  na Escuela de Diseño Eina, sediada em Barcelona, na Espanha, na qual deu aulas de diseño gráfico, e por outra experiência, menos breve, na PUC Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde ficou de 1976 a 1980 integrando o corpo docente do então Departamento de Artes, tendo a seu cargo a orientação dos projetos de fim de curso em design gráfico. Desligou-se da PUC no momento em que o A3 surgiu passando a dedicar tempo integral à atividade de projeto com o objetivo, inclusive, de oferecer seus préstimos às tentativas de favorecer a abertura de um mercado incipiente e ainda refratário ao design.

É autora de dois livros sobre design – Brochura Brasileira: objeto sem projeto: Editora José Olympio, 1972 e1999 – O Efeito multiplicador do design: Editora SENAC São Paulo – e de 1997 a 2003 escreveu regularmente para jornais e revistas tratando de assuntos ligados à sua área profissional.

Em 2010 fez sua incursão literária com o livro de lembranças O pai, a mãe e a filha e em dezembro de 2013 lançou Anel de vidro, o primeiro romance seguido pelo conjunto de crônicas De tudo um pouco, de 2016 e por um novo romance, Dona Josefa, lançado em 2019. No princípio de 2020 publicou A formação de Antonio Candido, uma biografia ilustrada, todos eles editados pela Ouro sobre Azul. Com Anel de vidro tornou-se, em 2014, a primeira mulher, no Brasil, a ganhar o Prêmio São Paulo de Literatura

Erica Leal é designer senior e bacharel pela ESDI Escola Superior de Desenho Industrial, do Rio de Janeiro. Formou-se profissionalmente dentro da Ouro sobre Azul, circunstância que permite a ela absoluta aderência aos princípios básicos que norteiam a empresa, que estão longe de se moldar às normas de conduta definidas pelo mercado. Seu trabalho de formatura concentrou-se na avaliação do impacto provocado pelo design no desenvolvimento dos negócios sob o aspecto da comunicação visual, principalmente na análise do processo que vai da produção ao uso. É responsável pela administração das redes sociais da Ouro sobre Azul, particularmente voltadas, no momento, para o contato direto e para o fortalecimento dos vínculos com os clientes e os amigos da empresa.

Juliana Gomes de Oliveira, responsável pelo setor comercial, é peça básica da Ouro sobre Azul. Técnica em administração pelo SENAC RJ, com habilidades em informática avançada, é ela quem administra as demandas, a colocação dos produtos, controla contas, pagamentos, cobranças e atende aos fornecedores deixando, com isso, as responsáveis pelo design livres do contato às vezes pesado com o cotidiano da empresa. 

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