O fastio do Diabo

Ana Luisa Escorel analisa a tragédia brasileira em novo romance que mistura sátira política, fábula diabólica e realismo histórico

Em pleno século 21, o Diabo – quem diria! – anda em baixa entre os mortais, apesar de ter gente invocando o anjo das trevas a qualquer pretexto, o tempo todo. Quase obsoleto, diante da crueza humana, o Diabo segue deprimido, contrafeito, autoridade abalada, perdendo feio para homens e mulheres que o superaram de maneira formidável em matéria de maldade e poder de destruição.

R$ 42,00

Sobre a Obra

Em O fastio do Diabo, seu novo romance, Ana Luisa Escorel cria uma sátira sociopolítica de certa região ao sul do Equador, unindo passado e presente com humor ácido e um trabalho perspicaz da linguagem, quando perpassa 522 anos da história desse lugar para concluir que o tinhoso conta nele com extraordinários aliados.

Dividindo o livro em três partes – “O fastio do Diabo”, “Culpa e castigo” e “Dando conta do recado”– Ana Luisa imagina uma reunião de membros da alta cúpula do Reino Maldito – na presença do senhor inconteste daqueles baixios – tendo como objetivo levantar o humor do anjo caído, ao trazer a ele o resultado mais que positivo das doutrina e das práticas, malignas, nesse determinado canto do mundo. Um Enviado – que tem como tarefa provocar o desacerto alimentando-o sem trégua – desfia o relatório de suas atividades ao Mestre Infernal, dando conta dos meios com que destilou, por mais de quinhentos anos, o racismo, a insensatez, o suborno, a manipulação da fé, a hipocrisia, o silenciamento de minorias, o culto ao dinheiro e à ignorância e assim por diante.

A segunda parte do romance traz uma espécie de fantasia delirante e não obedece a nenhum esquema lógico. Trata-se de um exercício de invenção que toma como modelo esquemas de associção extremos, próximos do universo livre das crianças. Na terceira, o Enviado se gaba das conquistas recentes, nesse canto do mundo, onde forças progressistas, num dado momento, ousaram tentar a subversão da ordem opressiva, estabelecida pelos donos do poder.

Ana Luisa Escorel aposta na sátira para pensar o destino trágico do Brasil

Primeira mulher a vencer o Prêmio São Paulo de Literatura de 2014 com o romance Anel de vidro (Ouro sobre Azul), Ana Luisa Escorel publica sua terceira obra de ficção pela mesma editora e amplia a versatilidade entre gêneros literários. Transitando entre a memória, a crônica, o romance –  inclusive o histórico – e, agora, a sátira, a própria autora se surpreende diante dessa variedade de maneiras que tem usado para chegar aos temas.

Tão atual quanto eloquente, Ana Luisa Escorel tenta mostrar, neste novo romance, que diante da realidade socio-politica que atordoa o Brasil e o mundo, até mesmo o Diabo acaba se recolhendo a uma impensada insignificância.

Sobre a autora:

Ana Luisa Escorel nasceu em 1944 em São Paulo, onde passou a infância e a adolescência. – Entrou para a ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial, no Rio de Janeiro, em 1964, integrando a primeira geração de designers com formação regular e nível superior no Brasil. – Atua profissionalmente desde 1970 e em 1999 fundou a Ouro sobre Azul, empresa voltada para a atividade de design gráfico em vários setores e também para a edição e a distribuição de livros. Antes disso participou da criação do A3 Programação Visual e Desenho de Produto – 1980-1996 e do 19 Design – 1996-2003. – É autora dos livros Brochura brasileira: objeto sem projeto, José Olympio, 1974; O efeito multiplicador do design, SENAC São Paulo, 1999, 1º lugar no prêmio Museu da Casa Brasileira na categoria ensaio, 2000; O pai, a mãe e a filhaOuro sobre azul, 2010; Anel de vidro, Ouro sobre Azul, 2013, Prêmio São Paulo de Literatura na categoria melhor romance do ano de 2014; De tudo um pouco, Ouro sobre Azul, 2016; Dona Josefa, Ouro sobre Azul, 2019 e A formação de Antonio Candido, Ouro sobre Azul, 2020. Concebe e desenvolve seu trabalho no Rio de Janeiro, onde vive desde 1964.

Também podem te interessar

O site da Ouro Sobre Azul utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.