Essa publicação, comemorativa dos 110 anos da Academia Brasileira de Letras, não pertence à Ouro sobre Azul. Foi uma encomenda ao setor de projeto da empresa que alia, com naturalidade, a prática do design gráfico à da edição de obras de texto. E, como tivesse chegado a nós apenas a intenção, para transformá-la em livro montamos uma equipe alentada
composta por cinco pesquisadores de conteúdo, um pesquisador iconográfico, um fotógrafo e dois redatores que se juntaram a nossos designers. O plano de trabalho previa uma aproximação de cunho histórico, mais um apêndice mostrando, além do funcionamento cotidiano da instituição em seus vários setores, alguns momentos do ritual da posse de um novo acadêmico, do começo ao fim.
Tudo isso acompanhado por tabelas contendo informações acerca de grupos de dados tais como: a composição das diretorias eleitas no período coberto; os ingressos de novos membros e as perdas por morte, a cada ano; o elenco das atividades culturais desenvolvidas; as premiações entregues e assim por diante.
Nesse projeto a Ouro sobre Azul contou com a assessoria gentil do acadêmico Alberto da Costa e Silva, destacado para acompanhar os trabalhos, e a quem o livro deve muito a precisão das informações editadas.