Guerra e paz em português

O primeiro Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais foi realizado em Coimbra, Portugal, pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em 1990. Dele participaram cientistas sociais dos países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 1996 a organização do IV Congresso esteve a cargo do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro IFCS-UFRJ tendo como tema “Territórios da Língua Portuguesa – Culturas, Sociedades e Políticas no Mundo Contemporâneo”.

A identidade visual do evento foi feita pela equipe de design que iria se constituir na base da Ouro sobre Azul – já que a empresa começou a operar apenas no ano 2000 – atendendo a uma encomenda dos cientistas sociais Peter Fry e Ana Maria Galano, outra amiga querida que acabou nos deixando muito antes da hora, infelizmente. Ambos estavam entre os organizadores do evento e nos encomendaram um cartaz, um convite e um folheto contendo a programação que, além dos seminários e conferências, oferecia também uma mostra de vídeos e de filmes a que se deu o nome de Guerra e paz em português. No núcleo central das peças gráficas projetadas estão duas figuras livremente reproduzidas de obras do pintor holandês Albert Eckhout. Nas bordas das peças, os mapas da África, do Brasil e de Portugal funcionam como vinhetas.

Convite / Folheto

Veja também

O site da Ouro Sobre Azul utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.