O Relatório Anual do Banco ABC-Roma 1995 – futuro ABC Brasil – foi projetado bem antes da criação da Ouro sobre Azul e revelava o otimismo do mercado brasileiro com a chegada da nova moeda. Uma etapa diferente e melhor parecia se abrir para nossa economia e o banco acatou a ideia de centrar no veículo, anualmente produzido para prestar contas aos clientes acerca de seu desempenho, em um ensaio gráfico feito a partir de peças do Museu do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
O resultado vai parcialmente exposto aqui e pretendeu valorizar esse acervo, mostrando objetos e impressos de origem e natureza diversa, todos, de algum modo, ligados à atividade da instituição e a momentos da sua história. Ou seja: um lindo registro da avenida Rio Branco, próximo ao centro financeiro do Rio, feito em 1926, ano da fundação do Banco do Brasil; outro, de uma máquina de calcular usada pelo banco nesse mesmo ano; a reprodução da primeira emissão bancária ocorrida no Brasil, em 1810; de moedas cunhadas entre 1784 e 1790, postas em circulação no Brasil colonial; de ações datadas de 1891; de carimbos secos usados nas agências do Banco do Brasil; de pacotes de cédulas, tal como chegavam ao banco, vindos da Caixa de Amortização, entre os anos de 1940 e 1950, e assim por diante.
Apesar da passagem do tempo, talvez não fosse totalmente cabotino aventar a hipótese de que o projeto gráfico do Relatório Anual do Banco ABC-Brasil, com fotografias de Pedro Lobo, tenha conseguido manter boa cota de atualidade graças ao teor de suas escolhas visuais.