Abusado

Abusado, de Caco Barcellos, publicado em 2003 pela Editora Record, é um livro de jornalismo investigativo escrito quase como romance. Foi das primeiras narrativas a se deter no universo do crime organizado em nosso país, tal como se manifesta nas comunidades dos morros cariocas. Elegendo como personagem um jovem nascido e crescido na favela Santa Marta e sua atuação no tráfico, Abusado foi extremamente bem recebido tendo dado ao autor os prêmios Jabuti de 2004 na categoria Reportagem e Biografia, e Livro do Ano Não-Ficção.

O projeto gráfico de Abusado – capa e miolo – foi uma encomenda de Luciana Villas Boas, a excelente editora da Record de 1995 a 2012, numa época em que a Ouro sobre Azul ainda não tinha se constituído. De acordo com a lembrança desse processo, já longe no tempo, a designer recebeu algumas fotos da Record, aderiu à que lhe pareceu mais expressiva – Agência O Dia – tratou-a buscando um efeito de certa contundência gráfica e inverteu o S do título para acentuar a pobreza da formação colegial, própria do ambiente onde o jovem traficante se movia, com certeza bastante responsável pelo destino que o abraçou.

O site da Ouro Sobre Azul utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.