Casa grande & senzala, de Nelson Pereira dos Santos, foi concebido como um conjunto de 13 programas para a televisão, com o propósito de marcar o centenário de Gilberto Freire, em 2000. Cada programa trataria de uma das 5 partes do livro e, embora o projeto tenha sido realizado, mudou o formato e acabou se limitando a 4 programas que mantiveram, no entanto, a ideia inicial de permitir uma aproximação didática ao grande livro. Segundo Nelson,
“Freyre mostrou como três raças se cruzam na nossa história e destacou o sexo e a comida, que até então eram empurrados para debaixo do tapete. Ele falou sobre quem somos nós e é um autor básico para compreender o Brasil”.
Quanto ao logotipo – Casa grande & senzala – ele foi projetado pela Ouro sobre Azul, a pedido de Nelson Pereira dos Santos, justamente para servir à série de documentários e tentava, na concisão que se pede de um logotipo, dar, de alguma maneira, conta desse diálogo, infelizmente tão dramático entre a casa grande branca, e a senzala negra.