Fiammetta

Há alguns anos a mania da pizza invadiu as praias cariocas instalando-se definitivamente no Rio de Janeiro como já tinha feito em São Paulo, havia muito tempo. Um dos primeiros restaurantes especializados a puxar essa tendência, a Fiammetta, teve a identidade visual confiada à equipe de design que viria a ser absorvida pela Ouro sobre Azul.

Papel de carta / Envelope / Cartão de visitas

O projeto gráfico é de meados dos anos de 1990 e seu núcleo repousa em um desenho que pretende reproduzir o caráter belicoso da Fiammetta original, pseudônimo de certa mulher valente e decidida, que teria sido a musa de Giovanni Boccaccio, escritor italiano renascentista. Os alvos do negócio eram os públicos da Zona Sul e da Barra da Tijuca e o símbolo integra uma pequena série feita por nós, toda ela, assim como o projeto para a Fiammetta, repousando em ilustrações de linhas nítidas, facilmente reprodutíveis em mais de uma técnica ou processo, de maneira a garantir a coerência – de forma e de conceito – dos itens a serem produzidos. Resta mencionar que fiammetta, em italiano, significa pequena chama. Com isso a referência ao fogo era oportuna e está presente não apenas na solução dada aos cabelos da personagem, como também ao acentuar sua personalidade inflamada, sem esquecer a associação com os fornos à lenha próprios de pizzarias como a Fiammetta.

O site da Ouro Sobre Azul utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.