Gaciliano Ramos

Graciliano Ramos é o personagem principal dessa caixa com três dvd’s contendo filmes feitos a partir de textos seus: dois romances e um testemunho do tempo em que ficou preso por 11 meses no período final do Estado Novo, acusado de ações subversivas. Vidas Secas e Memórias do cárcere foram filmados por Nelson Pereira dos Santos, São Bernardo por Leon Hirszman e não por acaso, partindo de textos de tal qualidade, os três filmes se situam entre o que de melhor o cinema brasileiro produziu desde sempre.

Como de hábito, nas edições do IMS, os filmes vinham acompanhados por um libreto contendo dados técnicos acerca de cada um, além de literatura crítica invariavelmente solicitada por Jose Carlos Avelar a estudiosos de cinema e profissionais envolvidos com a realização dos filmes. A solução tipográfica dada à embalagem dos dvd’s pareceu à Ouro sobre Azul, na ocasião, a mais adequada para dar conta de três realidades dramáticas diferentes entre si, que dificilmente poderiam ser traduzidas através de uma única imagem.

O site da Ouro Sobre Azul utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.