Gilda, a paixão pela forma

Em 2007 o SESC Araraquara prestou uma homenagem a Gilda de Mello e Souza organizando, em torno dela, um evento extremamente bem realizado que buscava mostrar a familiaridade da ensaísta com a literatura, o cinema, o teatro, a música e as artes plásticas, áreas sobre as quais voltou, com frequência, o olhar crítico.

Com esse intuito, foram programadas uma série de conferências e de oficinas que davam conta da extensão desse olhar, sendo também apresentado ao público da cidade um espetáculo teatral montado pelo Grupo Tapa: A moratória, peça de Jorge Andrade sobre a qual Gilda se deteve em um ensaio. Entre as oficinas, destacava-se a presença, nelas, da ceramista Sara Carone. Entre os espetáculos, a presença da musicista Anna Maria Kieffer. Entre os conferencistas estavam Roberto Schwarz, Walnice Nogueira Galvão, Ismail Xavier, Jorge Coli e Nelson Aguillar. Programou-se, ainda, uma mostra paralela com filmes de Luchino Visconti, Michelangelo Antonioni e Glauber Rocha, todos eles cineastas analisados por Gilda ao longo da trajetória intelectual.

Coube à Ouro sobre Azul projetar a identidade visual do evento da qual constavam: cartaz, galhardete, convite, folheto e catálogo entre outras peças. O princípio gráfico estabelecido pelo projeto definia um uso flexível das unidades básicas de identificação – fotografias de Gilda, um sistema de cor e uma forma própria de grafar o nome do evento – sem que o jogo livre desses elementos comprometesse a integridade do conjunto: cada item servia com clareza à informação principal.

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