Joaquim Pedro

No ano 2000 Ana Maria Galano, viúva de Joaquim Pedro de Andrade, coordenou, para o Ministério da Cultura, a edição de um pequeno volume contendo informações de natureza diversa acerca do cineasta. Esse volume trazia um resumo da filmografia de Joaquim, frases ditas por ele, opiniões, as fichas técnicas dos filmes que dirigiu, alguns registros fotográficos tomados durante as filmagens e um texto de cunho mais analítico sobre a obra.

Às vésperas da criação da Ouro sobre Azul e atuando, portanto, ainda em outra formação profissional, fui encarregada de fazer o projeto gráfico desse volume, insistindo de forma consciente no uso do verde e do amarelo. Combinação arriscada tanto sob o ponto de vista cromático, quanto pelo fato de estar associada aos símbolos da nossa nacionalidade, frequentemente usados de maneira pouco criteriosa tanto no plano semântico quanto plástico, pela maioria dos que costumam lançar mãos deles.

O site da Ouro Sobre Azul utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.