O Livro dos ex-líbris é outro caso de trabalho encomendado ao setor de projeto da Ouro sobre Azul, não se tratando de iniciativa nossa e sim dos departamentos editoriais da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Letras. O material completo talvez tenha custado um pouco a chegar em nossas mãos – vindo de mais de uma coleção – e o conteúdo final acabou demorando um pouco, da mesma forma e provavelmente pelas mesmas razões: já faz certo tempo e essas lembranças começam a fugir da memória.
O fato é que o projeto gráfico precisou acompanhar um ritmo mais para intermitente, circunstância que talvez tenha atuado de forma negativa no resultado final da primeira versão apresentada. E aí, o papel decisivo do editor. Cecilia Scharlach, coordenadora editorial da Imprensa Oficial, entrou em cena interferindo com precisão no teor de algumas soluções propostas ajudando, com isso, a equipe de design a ajustá-las.
O livro acabou ficando em 1º lugar na categoria de Projeto Gráfico, na premiação do Jabuti de 2015, prêmio importante que talvez não tivesse vindo para a Ouro sobre Azul não fosse a intervenção precisa de Cecilia.