Poemas de viagens

A capa do livro Poemas de viagens, de Cecília Meirelles, foi uma encomenda da Global Editora ao setor de projeto da Ouro sobre Azul. Como em Viagem –1939 – , o tema do deslocamento também está na base de Poemas de viagens, conjunto escrito entre 1940 e 1964 no qual Cecilia Meirelles transpõe para o plano da criação reações sensíveis provocadas pelas visitas ao México, aos Estados Unidos, à Holanda, à Suíça, a Portugal, ao Marrocos e à China, entre outros países.

Como o projeto da capa poderia representar algo de tal forma imaterial? Atrás da solução, nos apegamos à possibilidade de sugerir, plasticamente, a sensação do movimento – o de dentro e o de fora de Cecília – usando grafismos de natureza abstrata distribuídos de maneira desigual no espaço da capa, apoiados em certa harmonia cromática trazida pela relação entre ocre, castanho e laranja. No final, esse exercício em busca de um registro possível do movimento talvez tenha chegado a uma composição que, de fato, consegue, em alguma medida, traduzir o olhar sensível da poeta sobre o mundo e sobre si mesma.

O site da Ouro Sobre Azul utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.