Rota 66

Rota 66, de Caco Barcellos, livro publicado pela Record em 1992, se detém na investigação dos métodos de extermínio de um determinado braço da polícia paulista, é fruto de cerca de sete anos de pesquisa intensa e rendeu a seu autor o prêmio Jabuti em 1993, na categoria reportagem. A edição que recebeu a capa reproduzida aqui é posterior à 1ª de Abusado e a diretriz sugerida ao designer foi a de que a resolvesse aproximando visualmente os dois livros. Desta vez, também, a Record deve ter fornecido duas ou três fotos para análise e, a eleita, recebeu o mesmo tratamento gráfico
de Abusado, aí incluídas a solução para as grafias de título, subtítulo e autor. Embora a foto de Rota 66 não tenha, nem de longe, o interesse da foto que serviu à capa de Abusado, a intervenção visual conseguiu realizar o desejo da editora – fazer com que os dois livros fossem vistos como um par –, conferindo a ela o “brutalismo” que marca a violência do Estado equivalente, em contundência, à crueldade expressa por grupos criminosos clandestinos.

O site da Ouro Sobre Azul utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.