SINDRIO

A identidade visual SINDRIO foi encomendada à Ouro sobre Azul no momento em que o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, associação de cunho patronal, estava passando por uma reformulação na sua imagem e na sua administração com vistas a participar, de forma mais efetiva, do esforço de aprimoramento da infraestrutura turística da cidade.

Os exemplos trazidos aqui têm um cunho eminentemente técnico e demonstram bem os fatores que o design, numa situação como essa, deve considerar no tocante a questões atinentes à reprodutibilidade dos elementos básicos do sistema gráfico, em situação muito diferentes entre si, e também quanto a particularização das áreas que compõem o conjunto institucional de maneira que se vejam reconhecidas e destacadas no interior do grupo. Assim sendo, os três segmentos – hotéis, bares e restaurantes – foram contemplados cada um com uma cor própria que passava a integrar a estrutura do logotipo, distinguindo a comunicação específica de cada setor da comunicação institucional propriamente dita.

Os elementos que levaram à solução do logotipo foram a necessidade de valorizar a sigla do sindicato, marca verbal forte e já atuante – SINDRIO – somada à ideia de bandeira. No caso, bandeira de uma causa que pretendia sinalizar o aperfeiçoamento dos serviços do setor e, em consequência, dar apoio à atividade turística na cidade.

Veja também

O site da Ouro Sobre Azul utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.