Vitor Meireles, um artista do império

O catálogo para a exposição Vitor Meireles, um artista do império, foi projetado pela Ouro sobre Azul para servir à exposição do mesmo nome, realizada no Museu Oscar Niemeyer, em Florianópolis, na comemoração dos cem anos da morte desse extraordinário pintor e desenhista, das maiores expressões das artes plásticas brasileiras, no século XIX. Na ocasião foram mostrados cerca de 90 originais entre pinturas, desenhos e documentos selecionados por Monica F. Brauschweiger Xexeo que se ocupava com uma pesquisa tendo o artista como centro.

A iniciativa reunia o esforço de três instituições culturais, principalmente: do Museu Oscar Niemeyer, do Museu Vitor Meireles e do Museu Nacional de Belas Artes. Fora elas, ainda estão presentes na realização do evento o Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional e o Museu Imperial Petrópolis, quando o presidente da República era Luís Inácio Lula da Silva, o ministro da cultura Gilberto Gil Moreira, os tempos, outros e a vida inteligente no Brasil, respeitada.

Quanto ao projeto, propriamente dito, a diretriz principal foi a redução de custos e, para que fosse possível mostrar as obras com o máximo de fidelidade, contando com bons serviços de reprodução e impressão de imagens, a Ouro sobre Azul escolheu para o catálogo um formato reduzido – 17 cm x 17 cm – pouco usual em edições de natureza equivalente.

O site da Ouro Sobre Azul utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.